Em algum momento, como empreendedor, você terá que fazer uma apresentação comercial. Se você está compartilhando sua visão com seus funcionários, tentando vender uma audiência por meio de um webinar ou procurando novos investidores, sua apresentação é importante.
Portanto, ao montar sua apresentação comercial, aqui estão cinco dicas a serem lembradas.
Sua apresentação comercial não precisa ser uma obra de ficção. Mas você deve tentar se conectar com seu público – quem quer que seja.
Leve o seu público em uma jornada. Ao apresentar a potenciais investidores, ajude-os a ver a história de sucesso e o que ela trará. Envolva emocionalmente seu público e você provavelmente os convencerá.
Não sobrecarregue o público com muitos pontos. Tente manter sua apresentação entre três e cinco pontos principais. Ao apresentar a outras pessoas, você não quer tentar incluir tudo . Em vez disso, escolha pontos poderosos que você deseja destacar. Mantenha a apresentação da sua empresa o mais simples e direta possível e leve o seu público consigo em uma jornada.
Não, você não quer tentar compactar tudo em uma única apresentação. No entanto, isso não dispensa o conhecimento das suas coisas. Há uma boa chance de você precisar responder a perguntas no final da apresentação da sua empresa.
Isso significa que você precisa conhecer suas coisas. Você pode não ter todas as figuras de uma apresentação, mas deve poder fornecê-las – ou pelo menos ter uma idéia de onde encontrá-las muito rapidamente em seus materiais complementares.
Revise as informações pertinentes com antecedência até conhecê-las muito bem. Além de ajudá-lo a responder às perguntas mais tarde, também lhe dará mais confiança durante a sua apresentação, para que você se refira menos às suas anotações e se conecte mais ao seu público.
Não tente parecer inteligente durante sua apresentação comercial. Em vez disso, fale naturalmente quanto possível. Faça pequenos ajustes no seu estilo de conversação normal. Você quer parecer acessível e competente. Evite palavrões e vulgaridade (a menos que você saiba que ele se encaixa no estilo que você está seguindo) e fique longe de palavras grandes ou incomuns.
A idéia com uma apresentação é se comunicar claramente. Certifique-se de fazer isso sem parecer que está falando com seu público. Pode demorar um pouco de prática, mas quando você estiver confortável com o material e os conceitos, poderá explicá-los de uma maneira amigável e profissional.
Estamos acostumados a usar slides e recursos visuais em nossas apresentações . No entanto, você quer ter cuidado. Não coloque tudo nos slides. Exiba alguns pontos e use os slides para mostrar imagens ou figuras atraentes, mas não coloque todas as informações nos slides. Você deve informar as informações, com os slides apoiando você.
Se tudo o que você está fazendo é ler os slides, fica chato e é algo que seu público pode fazer por si próprio.
No final, uma apresentação de negócios é sobre idéias. Descreva suas idéias, e como você pode transformá-las em realidade, e é mais provável que tenha sucesso.
Marcelo Inácio
Agência MD7 – Founder & Ceo