"Quem achou que os impressos como: jornais, revistas e livros seriam totalmente substituídos pelas plataformas virtuais, se enganou mais ainda."
Quem achou que o papel seria extinto com a popularidade da internet se enganou. Quem achou que os impressos como: jornais, revistas e livros seriam totalmente substituídos pelas plataformas virtuais, se enganou mais ainda. É claro que a internet tem inovado o mundo dos negócios, trazendo conforto, segurança e rentabilidade aos que sabem usá-la a seu favor. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o papel também tem seu lugar e nem tão cedo será extinto, embora seja verdade que seu uso tenha tido um déficit ao longo dos últimos anos.
E quando se fala em atrair novos clientes e vender mais, não podemos deixar a mídia impressa de fora. Aliada às mídias virtuais, o empreendedor/empresário tem uma receita de sucesso para seus negócios. Neste artigo, não vamos medir a força das mídias virtuais, como o Marketing Digital, por exemplo, pois este assunto você também encontra em nosso site (leia mais aqui). Vamos falar apenas das vantagens de recorrer à mídia impressa para ajudar no crescimento do seu negócio.
Resultados positivos da mídia impressa O uso de bons materiais impressos, como catálogos, flyers, cartão de visitas, entre outros, auxiliam na apresentação da sua empresa a potenciais clientes, e, consequentemente, aumentam as vendas. É possível alcançar resultados muito positivos por meio de pelo menos duas ações muito simples: 1 –Experiências reais No momento de divulgação e venda de produtos, o cliente tem a experiência de ver de perto o que você está oferecendo. Nesse sentido, um bom material impresso traz uma grande diferença em relação ao virtual. Por mais praticidade que um arquivo de computador tenha, é muito mais prazeroso ver e sentir o que se está comprando, não é verdade?
2 – Atenção do cliente Quando se trata de materiais virtuais, a maioria compete com outras distrações para obter a atenção do leitor. Na tela do computador ou do smarthphone o cliente recebe notificações de mensagens, e-mails urgentes, entre outros. Um material impresso com qualidade e imagens e cores chamativas conseguem prender a atenção do cliente e fazer com que ele realmente veja o que você está apresentando. Hoje, os materiais impressos não são tão caros como antigamente. A tecnologia avançada permite fazer mais em menos tempo. Por isso, não pense em riscar o número de telefone antigo do escritório, que está marcado no cartão de visitas, só porque a empresa mudou. Faça um novo. O que vale nesse momento é equilibrar o orçamento para investir na divulgação impressa, aproveitando todas as vantagens que ela pode oferecer. Folhetos, panfletos e flyers Esse tipo de material é um ótimo aliado no momento de fazer campanhas mais baratas e que consigam alcançar um público regional com mais eficiência. Além disso, é esse tipo de material que ajuda a consolidar sua marca no mercado. A internet pode fazer seu negócio ser global, mas e se seu interesse é apenas atingir determinada região? Os mais variados comércios fortalecem suas marcas investindo na divulgação nas ruas e nos estabelecimentos da região. Acredite, esse método pode apresentar melhores resultados de vendas. O que muita gente não sabe, e por isso se frustra, é que os materiais impressos precisam ser distribuídos em pontos estratégicos. Imagem e texto precisam estar alinhados e não podem ficar pesados na leitura e interpretação do leitor. Veja algumas dicas:
Folhetos: Possuem maior qualidade de papel e impressão, possuem tamanho maior e, obviamente, mais informações sobre determinado produto ou empresa. São ideais para serem entregues de casa em casa ou em lugares movimentados, onde as pessoas não andem com tanta pressa.
Panfletos: Eles são mais baratos, possuem tamanho menor e linguagem mais objetiva. A leitura é curta e fácil. São ideais para serem entregues em portas de estabelecimentos, faróis e lugares com grande circulação de pessoas, como o centro da cidade.
Flyers: Graficamente e visualmente são mais trabalhados. São usados como convites para eventos. Eles possuem a mesma linguagem encontrada nos panfletos, mas costumam se destacar pelas cores e cortes diferentes.
Faça bonito!
Não é só a beleza de um material impresso que pode trazer resultados positivos para o seu negócio. Também é preciso levar em conta o conteúdo e a logística em relação à divulgação. Cuide para que seu material dê boa leitura. Evite apertar letras grandes em espaços pequenos, e evite usar cores chamativas onde elas não devem estar. Estratégias usadas de forma errada podem confundir o leitor mais do que ajudá-lo a entender a mensagem que seu material quer passar.
Usando tais estratégias de forma correta, seu negócio vai experimentar resultados que você duvidou. E, então, você vai perceber que o papel não perdeu valor nem força. Ao contrário, é parte fundamental do quebra-cabeças que pode te levar ao sucesso.
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