Marketing Digital - O que é?

Você sabia que das 16 milhões de empresas que existem no Brasil, apenas dez mil utilizam o Marketing Digital? De que lado sua empresa está?

Com a revolução da internet, muitas empresas já migraram seu sistema de vendas para o e-commerce (leia mais aqui). E o Marketing Digital tem sido uma ferramenta imprescindível para levantar os negócios e trazer mais lucros.

O Marketing Digital é uma forma de promover produtos ou marcas através das mídias digitais. É o principal meio pelo qual as empresas se comunicam com seu público, de forma direta, pessoal e personalizada. É uma ferramenta que pode ser adotada por empresas de qualquer porte, afinal, não é necessário muito orçamento para gerar resultados bem positivos. Além disso, essa modalidade possui muitas vantagens em relação ao marketing tradicional, o que permite maior retorno sobre o investimento realizado.

Vantagens
O Marketing Digital surgiu há quase 20 anos, mas no início não havia interação entre empresa versus consumidor. As empresas tinham uma comunicação de via única. Elaboravam boletins, criavam sites institucionais e apenas repassavam conteúdos aos clientes. A partir dos anos 2000 foi que a interação passou a fazer parte da realidade das pessoas, e elas começaram a ter voz ativa diante das empresas, fazendo uma comunicação de vias múltiplas. Desde então, o Marketing Digital só tem crescido e trazido muitas vantagens. Veja algumas delas:

1 – Comunicação
O Marketing Digital possibilita a comunicação de vias múltiplas entre empresas e consumidores de forma fácil, prática e simples, 24 horas por dia, em qualquer dia da semana e, muitas vezes, em tempo real.

2 – Alcance
Diferente de um Marketing Offline (ou tradicional, como é conhecido), ou seja, outdoor, flyers, TV, entre outros, que atingem apenas determinada região, o Marketing Digital alcance pessoas do Brasil e do mundo inteiro. Para essa modalidade não existem barreiras para distâncias.

3 – Sair na frente
Como você viu no início deste artigo, poucas empresas investem em Marketing Digital. Ou seja, se você começar a investir hoje nessa modalidade, vai sair na frente da concorrência. Uma dica é criar conteúdos que ajudem seus clientes a identificarem e solucionarem problemas.

4 – Investimento baixo
É claro que o Marketing Digital não é gratuito, no entanto, pode ser muito mais barato do que o Marketing Tradicional. Inclusive, essa modalidade tem sido muito usada em grandes empresas, que já desfrutam de um orçamento alto. No Facebook, por exemplo, você consegue impulsionar uma publicação a partir de 3 reais. Diz se não é barato?

5 – Dados
Cada vez que o consumidor interage com uma ação de marketing, você consegue informações sobre ele. Isso pode ajudar sua empresa a entender melhor o cliente, e isso possibilita a criação de ações cada vez mais eficientes. Ou seja, você economiza tempo e dinheiro criando campanhas que vão falar diretamente com o seu público-alvo, em vez de se basear em suposições que não funcionam.

6 – Análise de dados
Uma empresa que imprime um milhão de flyers e entrega a seus clientes não sabe exatamente quantas pessoas receberam o material. Não tem certeza se viram, leram ou ao menos abriram o flyer. Já numa campanha utilizando o E-mail Marketing, por exemplo, você consegue identificar o número de pessoas que abriu a mensagem, quantos leram o e-mail, quantos clicaram nos links e até mesmo a quantidade de pessoas que fizeram compras em seu site através desse recurso. Não é demais? Dezenas de ferramentas ajudam a analisar em detalhes esses dados, trazendo um resultado mais efetivo e real sobre suas estratégias.

7 – Tempo real
E já que estamos falando de economia de tempo desde o início, não poderíamos deixar de lembrar que o Marketing Digital tem a internet como base, então, tudo pode ser acompanhado em tempo real. Se num jornal não há hipótese de alterar um anúncio após a impressão, na internet as campanhas podem ser ajustadas várias vezes ao longo do dia para alcançar os resultados esperados.

Como você viu, o Marketing Digital é muito importante para o crescimento do seu negócio. É a chave-mestra para aumentar seus lucros. Ainda há muito espaço para o crescimento dessa modalidade aqui no Brasil e em outros países, e se sua empresa ainda não investe nessa ferramenta, talvez seja o momento de reconsiderar. Os resultados podem te surpreender.
 

    //]]>