Marketing Offline

"Não subestime a eficácia das ações offline como estímulos para incentivar consumidores."

Você já teve a oportunidade de conhecer aqui em nosso site a importância do Marketing Digital, certo? Se ainda não conheceu essa modalidade, leia aqui. Com o surgimento e o avanço da internet, muitas empresas passaram a utilizar os recursos virtuais como principal ferramenta de ganhos e lucros para seus negócios. No entanto, não é pequeno o número de empresas que gastam mais dinheiro em ações online do que off-line, e, de forma errada, não alcançam os resultados desejados.

É claro que sua empresa precisa estar na internet. Um site, blog, conta em redes sociais, enfim. Em algum lugar ela precisa estar online. Mas você precisa lembrar que também deve chamar a atenção dos consumidores com estratégias offline, ou seja, que estejam fora da internet, afinal, potenciais clientes não ficam 24 horas por dia conectados na rede.
Somando ações online com ações offline, sua empresa entrará mais facilmente e por mais tempo na mente dos clientes.

Formas de Marketing Offline
Não subestime a eficácia das ações offline como estímulos para incentivar consumidores. Veja pelo menos 7 formas de investir em marketing offline para ajudar sua empresa a alcançar os resultados almejados:

1 – Jornais e revistas
Não é porque não dá para mensurar o número de pessoas que veem um anúncio num jornal ou revista que essa ferramenta deixou de ser útil. Pelo contrário. Escolhendo o veículo certo, investir nesse meio é uma boa alternativa. Por menos de cem reais você pode colocar um anúncio nos classificados de um jornal de grande circulação. Já as revistas, por serem produzidas com material de melhor qualidade em relação ao jornal, podem pedir um investimento maior, no entanto, considerando o nicho de mercado que você quer alcançar, é uma ótima alternativa. É importante lembrar que você deve buscar apoio profissional para produzir uma boa peça de divulgação.

2 – Rádio
Rádios comunitárias e regionais podem ser uma ótima pedida na hora de divulgar a sua empresa. Uma dica bacana é patrocinar um dos programas da rádio em vez de pagar por uma vinheta. Desta forma você vai ter um retorno positivo, com investimento baixo.

3 – Outdoor
Essa ferramenta pode ter um custo elevado, entretanto, podem dar muito retorno se a localização escolhida for uma área de grande fluxo de pessoas que compõem seu público-alvo. Como o investimento é maior, muitas empresas pecam por colocar muitas informações no outdoor, a fim de compensar o valor. Mas isso pode ser ruim. Em vez de chamar a atenção do cliente, você pode dispersá-la. Tenha cuidado.

4 – Carros de som
Outra alternativa interessante para fazer a propaganda do seu produto/empresa. O custo por hora é baixo e o carro de som vai percorrer vários bairros da cidade, e isso aumenta o impacto da ação.

5 – Panfletagem
Talvez seja o tipo de marketing offline mais comum que existe nos grandes centros das cidades. A panfletagem tem custo baixo e seu retorno pode não ser tão alto quanto você imagina. Leve em consideração que algumas pessoas evitam pegar um panfleto na rua, e quanto o pegam impulsivamente, logo amassam e jogam no lixo. Por isso, avalie se vale a pena usar este método para divulgar sua empresa. Vale lembrar que a distribuição de panfletos em lugares onde as pessoas não têm muita pressa pode ter um efeito positivo.

6 – Cartão de visita
Essa é uma das formas mais antigas e tradicionais de divulgação de empresas: o cartão de visitas. E o custo é baixo. Você pode encontrar mil unidades de cartões por uma média de 50 reais. Qualquer gráfica pode realizar esse serviço com excelência.

7 – Boca a boca
Sem dúvidas, essa é a forma mais eficaz de divulgar sua empresa. Além de ser a mais barata também. O cliente que compra seu produto e fica satisfeito, com certeza trará outro cliente. Mas tome cuidado com o contrário. Um cliente insatisfeito pode afastar outros dez. Por isso não somente o momento da venda é importante. O pós-venda é, talvez, ainda mais importante. Descubra o que seus clientes falam da sua empresa, entre em contato com eles, peça um feedback do serviço prestado. Esteja atento para resolver seus problemas e necessidades. Com certeza, ele voltará a fazer negócios com você e trará mais pessoas para fazerem o mesmo.

É claro que aqui só explicamos alguns tipos de marketing offline, mas ainda existem vários. Você não precisa, claro, contratar todos eles ao mesmo tempo, mas pode experimentar um de cada vez e escolher o que lhe trouxer maiores resultados. Confie, essas estratégias podem ser o canal de sucesso que falta para sua empresa crescer.
 

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