Quando você está considerando todos os fatores que contribuem para a construção de um negócio, a criação de um logotipo pode não parecer uma prioridade. Mas deveria ser!
“Talvez eu nem precise de um logotipo”, uma pequena voz está sussurrando no fundo de sua mente.
Não ouça essa voz; ele não poderia estar mais errado. Seu logotipo é parte integrante de tornar sua marca em uma marca de sucesso – com produtos de alta qualidade e referências positivas.
Portanto, se você não sabe exatamente por que um logotipo é tão importante – continue lendo para descobrir o porquê.
“Um logotipo forte é o começo da marca da sua empresa
e transmite a visão da sua empresa. “
Atualmente, os períodos de atenção são curtos – principalmente os consumidores.
No momento, as empresas têm cerca de 2 segundos para convencer os clientes em potencial de que seus produtos valem qualquer consideração.
Um logotipo pode rapidamente atrair a atenção dos espectadores e comunicar os principais valores de uma empresa de uma maneira interessante. Esse curto período de atenção – você sabe, aquele que faz com que os consumidores julguem seus negócios por sua aparência – pode funcionar a seu favor, se você tiver um logotipo sólido para falar por sua empresa.
“A maioria dos espectadores leva menos de três segundos para digitalizar
uma página da web completa e forme suas primeiras impressões.
A próxima coisa que eles procuram? O logotipo da sua empresa.
Você tem uma chance de acertar.
Um logotipo é a primeira introdução da empresa aos consumidores. Se bem concebido, pode despertar o interesse do público e convidá-lo a aprender mais sobre a empresa; caso contrário, você acabou de alienar uma base de clientes em potencial e basicamente prejudicou seus negócios.
(Estamos brincando – mais ou menos.)
Essa primeira impressão é a sua maneira de comunicar imediatamente a propriedade sobre os produtos que você vende ou o nicho que você domina.
Vocês oferecem bolas de basquete femininas com maior aderência? Seu registro apresenta sua empresa como uma autoridade em seu espaço profissional desde o início.
O sucesso da marca é contar uma história que influenciará as emoções dos clientes – pura e simplesmente.
E, embora seja verdade que o design do logotipo seja apenas parte da marca de uma empresa, ele serve como base para toda a narrativa na qual a marca é construída.
Cores , tons, fontes – tudo isso é determinado pela história que você está tentando contar e seu logotipo define o cenário para essa história.
Esses elementos serão traduzidos posteriormente do seu logotipo para todos os seus materiais de marca – papel timbrado, cartões de visita, páginas de destino, etc. – criando uma identidade de marca concreta e comercializável.
Seu logotipo leva o cavalo (seu público) à água (sua empresa).
Os logotipos são um ponto de identificação; eles são o símbolo que os clientes usam para reconhecer sua marca. Idealmente, você desejará que as pessoas conectem instantaneamente a visão do seu logotipo com a memória do que sua empresa faz – e, mais importante, como ele as faz sentir.
Como um bom logotipo é um elemento visual e esteticamente agradável, ele aciona uma lembrança positiva da sua marca de que o nome da sua empresa por si só não pode.
E, se todos estivermos sendo honestos, é provável que parte do seu público-alvo esqueça o nome da sua empresa (não leve para o lado pessoal – é da natureza humana), mas eles imediatamente associarão seu logotipo às memórias de sua marca.
Atreva-se a ser diferente com o seu logotipo, porque o logotipo da empresa informa aos consumidores por que sua empresa é única. Claro, talvez haja outras 50 cafeterias em sua cidade, mas a sua é a única comprometida com a sustentabilidade, e seu logotipo verde e terroso leva essa mensagem para casa.
Um logotipo da empresa bem projetado pode comunicar tudo, desde o histórico da empresa (profissional, descontraído, divertido) até sua missão (entretenimento, eficiência e inovação) através do ícone certo ou da fonte adequada.
Em outras palavras, seu logotipo é o fórum para transmitir seus valores e mostrar aos consumidores por que você não é como seus concorrentes – você é melhor.
Diga comigo: os consumidores desejam consistência.
À medida que sua marca cresce, seu logotipo se torna mais familiar para uma ampla gama de consumidores, e essa familiaridade cria a percepção de que você é confiável e acessível.
Pense nisso: quando você está comprando roupas de ginástica e de repente vê calças com o Nike swoosh, você está pronto para comprar instantaneamente. Por quê? Porque com as roupas da Nike, você sabe que está em boas mãos; Nike é uma marca em que você confia . A confiança se baseia em um logotipo bem projetado e a lealdade à marca é rápida em seguir.
Quando eles gostam de você, seus clientes vão procurá-lo várias vezes – e seu logotipo é o que eles procuram primeiro.
Nº 7 que seu público espera
E por último mas não menos importante.
Seu logotipo é a primeira coisa que seu público-alvo procurará quando vir alguma comunicação da sua marca. Ele deve estar na frente e no centro de todos os seus materiais de marketing, como cartões de visita, panfletos, anúncios etc.
Se você não tem um logotipo (e um que se destaque), está perdendo a oportunidade de fazer seus negócios ficarem na mente do público.
Então lá vai você! Como você pode ver, você precisa de um logotipo – é uma parte vital da construção de uma empresa e marca de sucesso.
Para atender a essa necessidade, a Agência MD7 tem profissionais com experiência e dedicados à criação de seu logotipo e marca.
Marcelo Inácio
Ceo – Agência MD7