As redes sociais permitem relacionamentos online. Eles, por sua vez, visam a conexão entre pessoas e entre pessoas e empresas para o compartilhamento de interesses e objetivos em comum. O Brasil possui os usuários que passam mais horas diárias nas redes sociais, segundo os dados da Comscore. Estar presente nelas tornou-se completamente necessário para qualquer tipo de empreendimento online, por permitir uma boa interação com os consumidores.
Você sabe quais são os maiores benefícios e razões indiscutíveis para garantir a presença da sua empresa nas redes sociais?
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos, por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem excesso de anúncios. As redes sociais são um caminho para estar presente onde o público-alvo está e contornar a situação.
Quais são as vantagens da presença de empresas nas redes sociais?
Desenvolver e fortalecer a imagem de uma empresa é um trabalho bastante complicado. Mais do que criar um conceito, é preciso trabalhar a imagem e aproximar a empresa das pessoas. E as redes sociais são excelentes para isso, já que elas permitem trabalhar a marca por meio de diversas estratégias e mídias. Tanto as postagens quanto comentários e compartilhamentos permitem desenvolver o relacionamento com os clientes.
As postagens – seja em texto, foto, áudio ou vídeo – são excelentes mecanismos para desenvolver o conceito e humanizar a marca; e o conjunto do trabalho de comunicação consegue consolidar a imagem corporativa.
Uma das funcionalidades mais interessantes das redes sociais, principalmente no Facebook, são os avisos sobre curtidas e compartilhamentos dos amigos.
Isso ajuda muito no crescimento das empresas porque espalha as postagens que o público mais interage, divulgando gratuitamente o conteúdo para um número muito maior de pessoas.
As redes sociais são um canal de comunicação fundamental quando o assunto é a fidelização dos clientes. Afinal, permite um contato direto entre a sua marca e os consumidores, que podem se utilizar de comentários, chats e marcações para expressar as suas opiniões, tirarem dúvidas e solicitar um atendimento.
Esse contato rápido e simples leva a um relacionamento, estreitando os laços entre o seu cliente e a sua marca, e gerando a confiança necessária para a fidelização, já que o consumidor passa a pensar na empresa como um amigo que sempre pode ajudá-lo. Além disso, como as redes sociais se tratam de um ambiente muito mais descontraído, é possível conversar de forma mais direta, utilizar de humor e várias outras estratégias que auxiliam na fidelização dos consumidores.
Um outro benefício inegável das redes sociais é aumentar a visibilidade da sua marca. Hoje, o novo consumidor busca muitas informações na web, e as redes sociais (e a forma com que a sua empresa se relaciona com as pessoas nesses canais) se tornaram uma das primeiras fontes de informação. É comum buscarem nelas informações sobre promoções, produtos, serviços e, claro, confiança em cima da empresa.
As redes sociais têm como premissa a construção de relacionamentos. E as empresas, ao criarem seus perfis nessas plataformas, também precisam se relacionar com seus seguidores e clientes. Isso é uma estratégia bastante interessante para fortalecer o sistema de vendas.
Por meio de conteúdo relevante e de qualidade, é possível chegar até as pessoas e estimulá-las, de forma natural, a curtir, comentar e compartilhar a publicação. Além de interação com os consumidores, é possível aumentar a audiência, o alcance das postagens e tornar sua marca ainda mais relevante na internet.
Os sites são uma das principais ferramentas da web para qualquer empresa. Além de reunirem todas as informações institucionais do negócio, eles também são excelentes ferramentas de venda. Mas, para ter os resultados esperados é preciso direcionar tráfego para ele. E as redes sociais funcionam como um catalisador de tráfego.
Ao compartilhar em seus perfis as publicações do seu website ou blog você conseguirá direcionar um número maior de pessoas para esses canais, envolvendo-os, fazendo-os navegar por suas páginas e, consequentemente, melhorando o posicionamento orgânico nos buscadores como o Google.
Conheça bem o público alvo e tenha uma boa atuação nas redes sociais
Para que você consiga tirar proveito da sua empresa nas redes sociais, é preciso conhecer bem o seu público e estar disposto a ter uma conversa frente a frente com essas pessoas, entendendo suas maiores necessidades e permitindo que elas tenham poder de fala. Isso vai te ajudar a entender melhor seus clientes, contornar objeções de vendas e ainda reforçar seu diferencial competitivo.
Contar com uma agência de marketing digital resolve todos os problemas: sua empresa passará a contar com um time de especialistas preparado para produzir o conteúdo certo, poderá observar e se antecipar às tendências, ter acesso às melhores ferramentas por preços mais competitivos e muito mais.
Se você quer garantir bons resultados através das redes sociais de sua empresa, fale com a agência MD7!