Veja as 6 vantagens do comércio eletrônico para levantar seu negócio

"No mundo dos negócios, o e-commerce, ou seja, comércio eletrônico, é uma ótima maneira de fazer o cliente poupar tempo e realizar compras com segurança."

A falta de tempo tem sido o principal causador de estresse entre as pessoas. Uma pesquisa realizada em 2010 pela International Stress Management Association(ISMA-BR) revelou que 62% dos brasileiros sofrem com o acúmulo de tarefas a que dispõem a realizar no dia a dia, e essa é a causa primária do estresse. Não é preciso ser perito na área de saúde para saber que o estresse, por sua vez, pode desencadear vários tipos de doenças, podendo, até mesmo, levar a pessoa à morte. Mas e se você, empreendedor/empresário puder colaborar para que esse problema seja minimizado? E se houver uma forma de ajudar as pessoas a economizarem tempo?

No mundo dos negócios, o e-commerce, ou seja, comércio eletrônico, é uma ótima maneira de fazer o cliente poupar tempo e realizar compras com segurança. Além disso, essa modalidadefoi descoberta pelas empresas como uma fonte iminente de ganhos e lucros. Desde que a internet se popularizou, na década de 1990, o mundo conheceu uma nova maneira de se comunicar e relacionar. Devido a esse fenômeno, milhares de empresas, antenadas nas novas tecnologias, encontraram uma oportunidade para aumentar olucro nos negócios: o e-commerce.

Em 1995 os Estados Unidos já usufruíam as vantagens do e-commerce, que só começou a ser explorado no Brasil a partir do ano 2000, quando as primeiras lojas virtuais começaram a surgir.De acordo com estimativas da E-commerce Brasil, em 2001, o setor faturou meio bilhão de reais. Em 2015, o faturamento foide 43,1 bilhões de reais. Tais dados evidenciam a força e o crescimento desse setor por aqui. Centenas de empresas encontraram no comércio virtual uma oportunidade de inovar nos negócios. Muitas saíram da falência, enquanto outras chegaram a fechar as portas de lojas físicas e passaram a trabalhar apenas nas plataformas virtuais. Hoje, a maioria das empresas tem lojas na internet, conferindo a seus clientes o conforto de comprar com segurança, sem sair de casa.

Se você é empreendedor, saiba que essa modalidade de compras e vendas ainda está se popularizando no comércio, e cada dia ganha mais adeptos. O cliente ganha muito mais conforto quando usa o celular ou o computador para entrar no site de uma loja e comprar um produto sem nem precisar levantar do sofá. O tempo que ele economiza nisso pode ser investido em outras atividades. E isso é tudo o que as pessoas precisam hoje em dia: economizar tempo.

Vantagens
É claro que as vantagens do e-commerce vão além da economia de tempo por parte dos clientes. Confira abaixo sete vantagens que o comércio eletrônico pode trazer aos seus negócios:

1 – Poder de alcance
Quem mora em Recife, Pernambuco, consegue comprar produtos em uma loja física de Florianópolis, Santa Catarina? A não ser que faça uma longa viagem, essa ideia não soa possível. Mas e se a loja for virtual? Opa, agora sim!
Um negócio físico só consegue alcançar pessoas da região. Em vez de vender apenas para sua cidade, o e-commerce, numa parceira com os correios, te ajuda a negociar com pessoas do Brasil inteiro.

2 – Fácil acesso
Outra vantagem do e-commerce é que ele pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar. E aí entram as ferramentas de marketing que ajudam nesse momento: se a pessoa está navegando pelo Facebook, por exemplo, pode ver um anúncio que a agrada, e, em poucos minutos, compra seu produto.

3 – Custo operacional
Móveis, reformas, burocracias, aluguel, funcionários. Uma loja física precisa de tudo isso para funcionar. Quantos gastos, não?!Com o e-commerce, os custos operacionais são muito menores. Alguns são até desnecessários. Além disso, o custo inicial é mais baixo.

4 – Preços mais acessíveis
Já que no e-commerce os custos operacionais são menores, o preço final de um produto pode chegar mais baixo para o cliente. Além disso, as formas de pagamento podem ser muito atrativas, com possibilidade de parcelamentos e outros adendos que as lojas físicas não conseguem oferecer ao consumidor.

5 – Medir alcance e visibilidade do site
Quantas pessoas chegam à loja por que viram um anúncio na TV ou outdoor? Meio difícil calcular, não?! No e-commerce é diferente. Graças a ferramentas como Google Analytics e Facebook Ads, é possível saber de onde e quantos acessos o site teve, quais anúncios estão gerando mais visitas, entre outros recursos. Assim é possível estudar e investir em ferramentas que resultam em mais visibilidade, e, consequentemente, mais lucros, para o site.

6 –Sem hora para abrir e fechar
Esperar uma loja abrir para comprar um produto? E se você chega na loja e já deu o horário de fechar? No e-commerce esse problema não existe. As lojas virtuais ficam abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você não se preocupa com horários ou feriados. Na internet, os clientes compram até mesmo enquanto você sonha com carneirinhos.
 

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